Labels

segunda-feira, 17 de março de 2014

TERÇO DOS HOMENS DE ANTÔNIO MARTINS HOMENAGEÁ O PADROEIRO SÃO JOSÉ NA COMUNIDADE DO BAIRRO ALTO DA EMA - SANTUÁRIO SÃO JOSÉ.



É com grande alegria, que nós do TERÇO DOS HOMENS estamos juntos com vocês, celebrando mais um dia de novena em honra ao Excelso padroeiro São José.
Nós homens, vemos em São José, um espelho de humildade e sabedoria. São José aceitou o acontecimento da salvação, e com Maria pôs-se a acreditar que a divindade seria maior no seio de sua família. 
Um grande homem, um grande santo! 
DEUS em sua infinita sabedoria, confiou a São José a responsabilidade e o privilégio de ser o esposo da Virgem Maria, o Pai adotivo do Menino Jesus, o guardião da Sagrada Família. Dessa forma, São José participou do Plano reconciliador de DEUS para com os homens por sua livre cooperação com a graça divina. A escolha de São José para essa missão tão nobre e elevada, entendo que foi em função de sua envergadura moral, sua firmeza de caráter e sua fidelidade. José era um homem justo, casto e temente aos mandamentos do Senhor. Do mesmo modo que Maria Santíssima, José também disse o seu “sim” à vontade de DEUS.
Espelhados em São José, nós homens, devotos também de Maria Santíssima através da meditação do terço, buscamos diariamente aceitar a vontade e a missão que Deus no confiou. 
Aprendemos com São José a ficar em silêncio quando o que mais queremos é perturbar nossa mente e nosso coração. 
Conhecido como o "Santo de silêncio", não sabemos sobre palavras ditas por São José, porém, conhecemos suas obras, seus atos de fé, de amor e proteção demonstrados como um pai responsável pelo bem-estar de sua amada esposa e de seu Filho único. Tinha a virtude da escuta da Palavra de Deus e viveu na obediência da fé e na humildade, permitindo que se cumprisse aquilo que Deus queria para ele.
Nós do terço dos homens, temos sempre em mente, depois de Jesus, aquela que intercede por nós. Mas veneramos também o grande José.
É o que vemos em São José no cumprimento de sua missão: pai nutrício de Nosso Senhor Jesus Cristo e esposo da Virgem Maria. Dessa forma, penso que é muito difícil termos uma devoção profunda e genuína a Maria sem sentirmos uma veneração especial pelo seu virginal cônjuge São José. 
Podemos até sintetizar que a vida de São José se detém sobre estes dois títulos: o marido de Maria e o pai adotivo de Jesus.
Como a maioria dos homens que participam do Terço já são pais de família. Eu exorto:Imitem São José nas atitudes. Guardem seus esposas e seus filhos. Pois São José sempre foi o guardião de Jesus e Maria. 
Agradeço em nome do Terço dos Homens a comissão da festa de São José 2014, que nos convidou este ano para estar junto com vocês, e esperamos estar juntos mais uma vez no ano de 2015, e que SEJAMOS CHEIOS DA ALEGRIA DO EVANGELHO! Obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário