Labels

HISTÓRICO DA CAPELA


  • HISTÓRICO DA CAPELA DE SÃO JOSÉ - HOJE SANTUÁRIO SÃO JOSÉ
    COMUNIDADE DO BAIRRO ALTO DA EMA - ANTÔNIO MARTINS/RN


  • Mariano José da Rosa, Filho de Antônio José da Rosa e Delmira Maria da Conceição. Nascido em 1896, na cidade de Martins, Rio Grande do Norte e reservista em 1918.
    Em 1924, houve um barulho (pé de guerra) e Mariano José da Rosa, foi chamado para lutar. Saiu daqui a pé até Lajes, pois na região não dispunha de transporte. Angustiado e triste, pensando em sua mulher Delmira Maria da Conceição, que se encontrava gravida no oitavo mês de gestação, fez um pedido a São José, seu santo de devoção, que se fosse para o Rio de Janeiro e voltasse em paz, construiria um pontinho do tamanho que fosse as condições dele, naquele serrote para botar São José.
    ... Quando chegou a Caicó, foi assistir ao sorteio dos reservistas. Para sua alegria não foi chamado. Ficou dispensado de servir ao comando, e voltou de Caicó.
    No intervalo de 190 a 1940, eram constantes suas visitas ao serrote. Fazia um ajuntamento e levava São José em procissão de casa em casa até o alto monte, rezando o terço e fazendo orações.
    Começou a carregar os tijolos para construção da capelinha, tão logo foi barrado pela igreja. A mesma alegava que ele não era casado no religioso. Augusto Nunes, grande amigo da família, foi interceder com o bispo de Mossoró Dom Jaime de Barros, atestando não só o casamento dele mais também, a sua religiosidade e a necessidade dele cumprir o que prometera e pagar sua promessa. Depois de muita insistência e conversa conseguiu a licença do bispo.
    Inicialmente, pensou em construir uma capelinha bem pequena. Mas, a comunidade atendendo a um pedido de Augusto Nunes, se prontificou a ajudar a fazer uma igrejinha maior com altar e bancadas de madeiras. Muitas pessoas ajudaram principalmente aqueles que moravam mais próximos. Os tijolos e a água eram carregados em jumentos, às telhas levavam na cabeça, uma, duas, cinco... Como podiam.
    Entre 1946 e 1947, foi concluída. No dia da primeira missa, tinha muita gente, foi marcante, foi a maior alegria de toda comunidade. O celebrante veio de Martins, Padre Evaldo Bette.
    No ano de 2005 foi celebrada a primeira festa de São José, no período de 10 a 19 de Março, essa iniciativa deu-se as necessidades da estrutura de equipamentos, e com ajudar da agente de pastoral Elienice Almeida e vários animadores celebrou neste ano uma grande festa ao padroeiro São José.

    Fonte: Antônio Martins Terra da Boa Esperança, 2003, autor Chagas Cristovão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário