Labels

domingo, 21 de outubro de 2012

A diferença entre a Bíblia católica e a protestante

Outro dia, um jovem evangélico me questionava o fato da nossa Bíblia católica ter mais livros que a deles protestantes. Na hora eu não soube responder, mas como achei muito interessante a dúvida dele, fui pesquisar, estudar um pouco essa diferença e a causa de uma ter mais livros que a outra. Eu até já sabia dessa diferença, porém, nunca havia procurado o verdadeiro significado, então fui estudar, passei alguns dias pesquisando essa diferença.
Com certeza muitas pessoas já se questionaram também sobre essa diferença e eu vou tentar ajudar a resolver essa dúvida, já que também é a minha dúvida.
A Bíblia católica possui 73 livros, enquanto a evangélica possui 66 livros, a diferença é de 7 livros e são eles: Tobias, Judite, I Macabeus, II Macabeus, Baruque, Sabedoria e Eclesiástico.
Os 7 livros a mais que estão na nossa Bíblia católica, foram considerados pelos judeus da palestina livros não inspirados pelo Espírito Santo e dessa forma, a partir do século XVI, Martinho Lutero passou a rejeitá-los e não os colocou na Bíblia protestante. Na verdade, há aí critérios nacionalistas, coisas pra contestar e não por critérios religiosos.
Apesar desses contestamentos, a diferença das duas Bíblias não a tornam uma melhor que a outra ou que uma seja verdadeira e a outra falsa, isso não existe. A Palavra de Deus é a nossa única essência e nos apresenta a nossa salvação que é Jesus Cristo, o nosso único propósito de vida.
Então, a causa da diferença entre as duas Bíblias, aliás a Bíblia é uma só, está nos critérios nacionalistas e não nos religiosos, acometidos pelos judeus e adotado por Lutero.
Espero ter ajudado a entender. Fiz questão de trazer essa dúvida pro blog pelo simples fato de saber que também os evangélicos visitam aqui, apesar do Venha ser Feliz ser um blog de cunho católico. São todos bem vindos!
Que Deus abençoe a todos!

Soraia Camila, 20 de outubro de 2012
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário