Labels

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

50 anos da Campanha da Fraternidade serão comemorados em Nísia Floresta e em Natal

cartaz_CF_2013A programação em comemoração aos 50 anos de história da Campanha da Fraternidade (CF) será realizada no dia 14 de fevereiro, em Nísia Floresta (RN), e no dia 15, em Natal. O município de Nísia Floresta foi escolhido, para a comemoração do cinquentenário, por ter sido o local onde aconteceu a primeira CF, em 1962, já o lançamento nacional da CF será no dia 13, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília.
Nos dois dias de comemoração, a programação contará com a participação do Núncio Apostólico no Brasil, dom Giovanni D’aniello; do secretário nacional da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner; bispos do Regional Nordeste 2, da CNBB, e do assessor nacional da CF, padre Luiz Carlos Dias.
No dia 14, na cidade de Nísia Floresta, as atividades terão início às 14h, com acolhida ao Núncio e aos bispos. Às 14h30, haverá um momento com a imprensa. Às 15h, missa, na Igreja de Nossa Senhora do Ó. Às 16h30, visita ao túmulo de Nísia Floresta. Às 17h, acontecerá uma visita à comunidade Timbó (RN), onde aconteceu a primeira experiência da Campanha da Fraternidade.
No dia 15, no Centro de Convenções, na Via Costeira de Natal, acontecerá um Seminário, com o tema: “Igreja, fundamento de fraternidade”. O evento se iniciará às 8h30, com a solenidade de lançamento nacional da Campanha da Fraternidade 2013.Durante a manhã, serão proferidas três palestras, enfatizando a trajetória da CF, tendo como expositores o arcebispo de Natal, dom Jaime Vieira Rocha, o professor Otto Santana, e o padre José Adalberto Vanzela, ex-assessor da CNBB. No final da manhã, acontecerá uma quarta palestra, com o tema "Fraternidade e Juventude", proferida por Dunga, missionário da Canção Nova.
Durante a tarde, haverá uma mesa redonda, que debaterá a temática ligada à juventude, enfoque da CF deste ano. Na mesa, estarão dom Eduardo Pinheiro, presidente da Comissão da Juventude, da CNBB; padre Robério Camilo da Silva, da arquidiocese de Natal; e Fernando Geronazzo de Souza, coordenador nacional do Grupo Jovens Conectados. O tema “Eis-me aqui, envia-me” é o tema da última palestra do Seminário, às 16h, proferida pelo Padre Fábio de Melo.
Ainda no dia 15, às 19h, na Catedral Metropolitana, haverá celebração eucarística, seguida de uma vigília e adoração ao Santíssimo. A vigília contará com a participação de Eliana Ribeiro, da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário