Labels

domingo, 25 de novembro de 2012

Exclusivo;blog Barriguda News entrevista Pe. Neto


Padre Neto Por Padre Neto

Quando tentamos nos definir, a gente finda querendo ser fiel demais ou não; eu me defino como uma pessoa normal, uma pessoa do povo. Ando de short, de camiseta regata, de chinela havaiana. As vezes quando as pessoas me encontram na rua não sabem nem se eu sou o Padre. Gosto mais de ser essa pessoa que anda um pouco do jeito do povo e se define um pouco como o povo.

A Vocação

Sempre acredito que a vocação é um chamado de DEUS; ainda hoje me pergunto como fui chamado. Para mim continua sendo um mistério; não me arrependo e confio plenamente que foi Ele quem chamou, é tanto que já são quase 18 anos de caminhada

Nunca pensei em ser Padre, nunca participei de grupos de jovens, nunca fui coroinha. Até hoje não consigo definir como foi nem porque foi, simplesmente aos 16 anos respondi ao chamado de Deus. Pra se ter uma idéia entrei no seminário sem sequer saber abrir a Bíblia.

As Mudaas na Igreja de Alexandria

Quando cheguei, vi que o povo de Alexandria era um povo bom, um povo disponível. Até então existia uma centralização. Fiz uma convocação e deleguei missão para cada um daqueles que queriam ajudar. Aconteceu uma mudaa geral tanto no sentido pastoral quanto no sentido estrutural da Igreja como um todo.

Hoje a Igreja consegue caminhar com as "próprias pernas", contando simplesmente com o apoio de cada fiel, de cada católico, de cada missionário, de cada pessoa.

Não precisamos de praticamente ninguém no sentido de estar atrelado a qualquer poder público. Temos sim, parcerias que são fundamentais para desenvolvimento do nosso trabalho.

As pastorais, os fiéis, os devotos fizeram uma Igreja que caminha sozinha.

O segredo do nosso trabalho foi abrir o leque para quem quisesse ser Igreja e trabalhar na construção e na transformação dessa Igreja, muitos foram convocados. Hoje passados seis anos estamos colhendo os frutos desse trabalho.

Esvaziamento da Igreja

Acho que na nossa Paróquia de Alexandria, esse fato não acontece, diferentemente de outras comunidades por onde passei.  Esse esvaziamento não acontece por culpa do Padre, muitas vezes a culpa é do fiel que se deixa levar por uma mentalidade de promessas vazias, de salvação.

A Igreja Católica na sua evangelização é um pouco mais sinceraela não promete a salvação sem que a pessoa assuma o compromisso de ela própria construir a sua salvação, é um pouco diferente.

Nossa Igreja é formada de santos e pecadores: santos porque somos fundamentados em Jesus Cristo, pois é ele que criou a Igreja, é o Salvador, é o Messias; mas somos pecadores porque temos nossas limitações: queremos seguir o Cristo mais de repente tropeçamos e é justamente aí aonde está nossa limitação; é nessa limitação, nesse pecado que a gente tenta construir nossa santidadeNunca desistamos de Deus, porque ele nunca desiste de nós.

O dia a dia do Padre Neto

Não sou muito de sair, não sou muito de visitar para evitar especulações. Fico mais em casa me comunicando com a Diocese, olho o computador, olho um pouco o jornal, de vez em quando uma novela.

O Hobbie

Antigamente o meu hobbie era jogar futebol, hoje não da mais (risos). Gosto de música em especial as dos anos 60, escuto Paula Fernandes; gosto de músicas de qualidade, de letras que tenham algo a dizer. Gosto de humor de qualidade.

Sonhos 

Sonhos são muitos, dentre eles continuar a "construção" dessa Igreja. Quero deixar um legado para o futuro da Igreja de Alexandria e que seja assumido pelos fiéis quando da minha saída. Quero deixar uma Igreja ativa.

Tempo de Permanência aqui em Alexandria

Normalmente quando somos designados para uma paróquia, o tempo de permanência gira em torno de 06 a 10 anos. Em 2013 estou completando 06 anos de Alexandria, isto significa que daqui pra frente estou em contagem regressiva de permanência na Paróquia. Mas essa decisão cabe ao nosso Bispo.

A Festa da Padroeira 2012

Os preparativos estão a todo vapor, transcorrendo dentro da normalidade, as equipe estão formadas e o trabalho é intenso.

O tema escolhido para este ano "MARIA MÃE DE DEUS, MÃE DE JESUS, MÃE DA HUMANIDADE, MINHA MÃE", liga Maria a Deus e ao mesmo tempo a cada um de nós.

A idéia é que cada fiel faça a mesma experiência de Jesus, isto é, chame Maria de Mamãe.Já imaginou você chamar Maria de mãe assim como Jesus Cristo fazia!!!


Paralelamente às festividades nós estipulamos metas no tocante à pastoral assim como também como à questão estrutural; todo ano eu tenho uma meta para cumprir; este ano foi fazer uma reforma no presbitário. Pra se ter uma idéia desde a minha chegada, já trocamos toda a iluminação da igreja, trocamos toda instalação elétrica, fizemos a pintura de toda igreja, melhoramos a parte de sonorização. O que eu prometo eu costumo cumprir.

Por Janio Mello Por Barriguda News

Nenhum comentário:

Postar um comentário