Labels

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Motociclistas de São Miguel/RN fazem romaria ao Santuário do Lima.






Ontem (18/11/12) um grupo de motociclistas micaelenses saiu em procissão com destino ao Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis, localizado na Serra do Lima, na cidade de Patu-RN; o grupo composto por mais de 30 motociclistas saiu de São Miguel por volta das 5:00 da manhã, alguns esse grupo tem buscado o santuário para agradecer as graças alcançadas, o retorno dos mesmo se deu a partir das 13:00, logo após a participarem da missa que é realizada no templo.



Um pouco do histórico interessante do santuário, não existe documento comprovando o porquê da construção da capela, hoje Santuário do Lima. A tradição oral no entanto cita a razão principal: teria o Coronel Antônio de Lima saído para caçar nas imediações do local onde hoje se encontra o Santuário. Como o passar das horas, esquecido de que a noite se aproximava, o coronel quis voltar e não acertou o local por onde subira. Passava-se as horas e o mesmo verificou que de maneira alguma acertaria voltar. Foi quando lembrou-se de fazer uma promessa a Nossa Senhora dos Impossíveis, se acertasse voltar e saísse dali sem ser molestado por animais existentes na Serra. Logo após as suas orações, não encontrou dificuldades para encontrar o caminho de volta. Foi quando resolveu doar o local onde se perdera para que ali erguesse uma capela em honra a Nossa Senhora dos Impossíveis como aconteceu.




Em 29 de Janeiro de 1758, o coronel Antônio de Lima Abreu Pereira e sua esposa Paula Moreira Braga Pessoa, moradores de Apodi e proprietários da serra construíram uma capela e trouxeram a estátua de Nossa Senhora dos Impossíveis, de Portugal. Cerca de 30 anos depois, o mesmo Coronel doou a capela ao Bispado, passando-se a desenvolver as romarias celebrando-se a festa no dia 21 de novembro e 1º de janeiro. Vale acrescentar que os doadores passaram, por escritura, meia légua quadrada da terra para a Sagrada Família
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário